Startupeiro depois dos 48 anos de idade

Data de publicação: 13/08/2020

Existe idade certa para empreender? Startup é só coisa de jovem?

Claro que não! E para comprovar tudo isso, conversamos com o Marcelo Falcão | CEO da Menos Tinta, startup que te ajuda a economizar dinheiro e preservar o meio ambiente através da economia de tintas para impressão.

A Menos Tinta já passou por três programas de aceleração de startups e já foram investidos por uma venture builder em menos de 2 anos de existência.

“Eu me chamo Marcelo, tenho 48 anos, bauruense e sou empreendedor, mas sou novato no segmento de startups.”- se apresenta Marcelo.

Mercado tradicional x Novo perfil de consumidor(a)

“No mercado tradicional você tem uma loja, troca dinheiro por mercadoria. Ele ainda existe e é muito importante, mas cabe a nós vermos estas transformações do mercado. Precisamos fazer algo para nos diferenciar, a gente precisa estar na internet.” - dizia Marcelo há dois anos atrás.


Lembrando que atendimento e produtos de qualidade já não são mais diferenciais, e, sim essenciais para que o seu negócio prospere.

A proposta de valor da Menos Tinta é justamente fazer com que os gestores ganhem tempo, gerencie seu estoque e controle as impressões que são realizadas na sua empresa. Marcelo se perguntou como faria isso… Ele sabia que poderia resolver de maneira tecnológica, não só porque está na moda, mas pela necessidade.

Marcelo é danado de fuçado e valoriza muito o conhecimento. Começou a se questionar como ocorria e impressão e quando se tem empresa pequena você acaba fazendo de tudo um pouco e nessas muitas entregas de toners com a Falcão Print, ele percebeu que a maioria de seus clientes reclamavam muito sobre os gastos com toners, a falta de controle de impressão e estoque. Utilizando a Menos Tinta você tem uma economia de 70% das tintas. “Apenas em outros países como o Japão e Israel que eu encontrei empresas que faziam o que eu queria fazer. Foi aí que aceitei o desafio. Eu sou um inconformado por natureza!” - relata Marcelo.

Quebrando barreiras

“Tive a honra de conhecer um dos maiores investidores do Brasil e o mesmo me disse em um evento de tecnologia que eu tinha que conseguir um sócio, pois não se faz uma startup se você terceiriza a parte tecnológica, porque time é tudo.” - diz Marcelo.

A saga do sócio

Percebendo que seria preciso ter um sócio para lhe ajudar a desenvolver o software, Marcelo foi em busca do “sócio perfeito” - aquele nerd, desenvolvedor jovem. E para a sua surpresa deu match logo com o Anselmo, que já possui mais de 25 anos de experiência na área e é mais velho do que o próprio Marcelo. Foi amor a primeira conversa. Logo estavam rindo e se divertindo criando uma startup.

“Gerir uma startup é diferente de gerir uma empresa tradicional. Foi preciso aprender a reaprender tudo. E O Anselmo tem 25 anos de experiência e ele foi o responsável por materializar todas essas ideias num software e foi ele que fez a coisa acontecer.” - alerta Marcelo.

Quais são os desafios e vantagens de ser startupeiro depois dos 48?

Vantagens

  • Experiência em lidar com os diferentes tipos de pessoas;
  • Menos euforia e mais pé no chão;
  • Ter empreendido antes;
  • Ter aprendido muito com seus erros.

Desafios:

  • Maior tempo para aprender;
  • Estudar muito, sempre;
  • Adaptar-se rápido;
  • Não perder o time;
  • Compreender a jornada de compra do seu cliente.

Qualidades de um bom startupeiro(a):

  1. Seja resiliente. Adapte-se;
  2. Fique por dentro da linguagem do mundo das startups;.
  3. Gerencie suas tarefas e administre bem o seu tempo;
  4. Mentores são pessoas que já enfrentaram e superaram o desafio que você está passando agora. Seja humilde e aprenda com eles(as)!
  5. Participe de programas de aceleração;
  6. Estude, aprenda!

Cenário favorável para inovação em Bauru

Diversas parcerias e iniciativas vem surgindo, neste ano de 2020, para ajudar empresas a terem sucesso, sendo o Inova Bauru, Labs da Pascholotto, a própria Conq, o Sebrae e a nossa comunidade de startups que é a Sandwich Valley.

Quais as dicas para quem tá começando a entrar nesse mundo das startups?

  • Não crie uma startup por modismo;
  • Resolva um problema de cada vez;
  • Faz porque tem paixão;
  • Não entre só por dinheiro;
  • Tenha um propósito.

“A ideia é que as pessoas se inspirem na minha fala para gerar alguma transformação na vida delas.” - Marcelo Falcão.

Quer saber mais detalhes dessa conversa com o Marcelo? Acesse a nossa live



;