Scrum e EduScrum: qual a diferença?

Data de publicação: 24/07/2020

O framework Scrum geralmente é utilizado para organizar e gerenciar trabalhos complexos como desenvolvimento de software. Se trata de um conjunto de valores, práticas e princípios, que servem de base para o desenvolvimento de práticas de gestão, portanto pode ser personalizado a diferentes contextos.

No Scrum, os requisitos são organizados em um Backlog, uma lista com tudo o que precisa ser feito, levando em conta a priorização das atividades de acordo com o valor que agrega ao projeto. Quinzenalmente (geralmente), são realizadas reuniões de planejamento, estes encontros são chamados de Sprints, nele serão definidos os próximos passos para atingir os objetivos do Backlog. Mas a equipe também deverá conversar diariamente por aproximadamente 15 minutos sobre o andamento do projeto e planejar as tarefas do dia, este bate papo diário é chamado de Daily Scrum. A pessoa que irá facilitar as reuniões para garantir o bom andamento do projeto será chamada de Scrum Master.

Ao término de cada sprint, um produto com potencial para entrega deverá ser apresentado ao Product Owner (PO), que é a pessoa responsável por avaliar as entregas levando em conta o ponto de vista do cliente. PO fará os devidos apontamentos e a equipe irá aplicá-los, reiniciando o ciclo.

Mas o que é esse tal de EduScrum?

Se trata do Scrum aplicado em projetos colaborativos de aprendizado. Nosso mundo está cada vez mais volátil e incerto, as trocas de informações são frenéticas e as coisas ficam obsoletas de uma hora para outra. Neste contexto, Willy Wijnands, um professor holandês e fundador do EduScrum, identificou uma oportunidade de construir um método de aprendizado para fomentar habilidades importantes na sociedade atual como autogestão, pensamento crítico, capacidade de liderança, entre outras.

Então, Willy aplicou o Scrum na área da educação fazendo as seguintes adaptações: O PO passou a ser o Teacher Owner (o professor), que tem a função de ajudar o aluno a desenvolver um olhar crítico e organizar os times (geralmente com 4 alunos), no qual um será um EduScrum Master e ele terá a missão de liderar a equipe.

As equipes realizarão os encontros diários e quinzenais de acordo com as práticas do framework Scrum. A ideia é que os próprios alunos direcionam os próprios estudos, as equipes são estimuladas a cooperar entre si e não a competir. Além da avaliação do Teacher Owner, os próprios alunos avaliam seus trabalhos e fazem uma reflexão pessoal sobre pontos a melhorar no próximo sprint.

O que você achou dessa adaptação do framework Scrum como método de aprendizado? Tem alguma ideia de como aplicá-lo para aprimoramento de competências da sua equipe?

Esse conceito foi o tema da nossa tradicional Hora do Pão, um encontro semanal (virtual) em que a Conq Community se reúne para compartilhar informações, conhecimentos, experiências enquanto faz um lanchinho 😁



;