Saiba o que esperar da Indústria 4.0

Data de publicação: 10/07/2020

Você realmente entende o que é Indústria 4.0 e como se preparar para se manter no mercado em meio a Era Digital?

Para entender o que é a Indústria 4.0, é importante ter em mente o conceito de Era Digital que é o período consolidado ao final do século XX, caracterizada pela otimização dos fluxos informacionais à nível mundial. Atualmente vivenciamos uma grande transição que transforma as pessoas no seu comportamento, na sua forma de pensar, dialogar, trabalhar e consumir. E estas mudanças também se refletem na indústria.

Tecnologias como Inteligência Artificial (IA), ou seja, algoritmos que conseguem aprender por meio de experiências que servem como base para apontar soluções, se assemelhando com a inteligência humana, Internet of Things (IoT), que é a conexão de dispositivos e objetos para gerar trocas de informações estratégicas, transformaram a rotina das indústrias.

Um exemplo disso, são os mecanismos de customização industrial em massa. Por meio deles, as fábricas conseguem produzir produtos em lotes menores e com customizações ajustadas remotamente. Assim, a produção personalizada fica muito mais fácil e com custo muito menor.

Ma afinal, o que esperar da indústria 4.0?

No dia 02 de julho, fizemos uma live no Instagram em parceria com a DoQR, startup que desenvolve soluções de análise de dados para indústria, e a CEO Ana Paula Valdevino explanou os principais desafios da Indústria 4.0 na atualidade e quais são as tendências desse segmento nos próximos anos.

Durante a live, Ana Paula ressalta que a tecnologia e a inovação irão fazer parte de qualquer empresa, não apenas da indústria. Explica também que de fato, as pessoas que não se adaptaram às novas formas de trabalho poderão ficar fora no mercado de trabalho, porém, surgirão novos cargos. E a solução para isso é a capacitação e o desenvolvimento de capacidades analíticas.

Além disso, adverte que, durante a pandemia, os negócios têm buscando formas de manter a performance de resultados, e para isso é necessário uma redução de tempo e de recursos. Portanto, daqui para frente, não se adequar pode significar uma “morte” para a empresa, pois haverá muita dificuldade de se manter no futuro sem se adaptar à transformação digital.

CONFIRA A LIVE COMPLETA EM NOSSO IGTV

Temos live toda semana no Instagram, então siga a nossa página para não perder nenhuma 😉


;