O que é persona e como criar a sua?

Data de publicação: 11/05/2021

A persona nada mais é do que um personagem semi fictício, ele tem base em dados e comportamentos reais, para poder representar o cliente ideal da sua empresa. Ela orienta a criação de todo o conteúdo produzido para atração e o Marketing Digital.

Se você quer criar a sua persona, o primeiro passo é fazer algumas pesquisas: quem são seus clientes, qual a profissão e seus hobbies, a onde eles buscam informações e suas maiores dores? Pelo menos dessa maneira, a sua persona vai ser baseada em dados, como disse acima, e não suposições.

Mas então, qual a diferença entre persona e público-alvo?

O público-alvo é a definição social, econômica e demográfica da pessoa que vai comprar ou consumir o seu produto. Normalmente, o público-alvo era o 1º passo feito para dar início a qualquer campanha de marketing. Geralmente, no público-alvo contém informações como: estado civil, formação, gênero, hábitos de compra, idade, profissão e região do país.

Já a persona, como abordamos, é um perfil semi fictício do cliente ideal para uma empresa. O objetivo dela é que a empresa possa compreender melhor quem é o seu cliente e quais são suas dores, o que possibilita que as estratégias de marketing sejam mais direcionadas.

Na persona você encontra os tópicos abordados no público-alvo, mas também: um nome fictício (o que facilita a conexão, uma pequena história sobre o dia a dia dessa persona, estilo de vida, redes sociais favoritas, hobbies, valores, dores relacionadas ao seu produto, dúvidas e ambições.

Passo a passo de como criar a persona

# 1 Coletar os dados dos clientes

Aqui é o momento de fazer aquela pesquisa de campo. A coleta de dados é a parte fundamental para criação da persona. O primeiro passo é fazer um bom planejamento de pesquisa, ou seja, definir os objetivos e o público-alvo (a ser estudado), e criar um roteiro de perguntas para entrevistas.

O principal objetivo precisa ser conhecer o perfil dos clientes da sua empresa, pode incluir também outros tipos de consumidores e prospecções, mas quem já comprou de você já sabe o valor do seu produto. E também é possível usar dois tipos diferentes de pesquisa: quantitativa e qualitativa.

A quantitativa é aplicada em um número maior de pessoas, e permite que o comportamento de toda a base seja medido. Já as qualitativas, conversam com um número menor de pessoas, mas obtêm respostas bem mais profundas.

# 2 Faça as perguntas

Pronto! Chegou a hora de fazer as perguntas, então você precisa saber quais são e o que você quer tirar desse cliente. Dividir essas perguntas em etapas ou segmentos pode facilitar na hora e já agrupar perguntas similares.

Alguns exemplos de perguntas são:

- Qual seu gênero? Idade? Cidade? Profissão? Escolaridade?

- Como é sua rotina? Quais são suas responsabilidades? Quais seus maiores desafios e facilidades nessa rotina?

- Quais redes sociais usa? De onde obtêm informações? Quais assuntos mais gosta de acompanhar?

- Quais marcas costuma comprar? Quais suas maiores dores e precisa de solução?

# 3 Hora de analisar os dados coletados

Nesse momento é importante muita calma e concentração, vai ser necessário passar os dados a limpo. Procure identificar padrões nas respostas coletadas, pode ser características, problemas e dúvidas comuns para vários clientes, e é importante fazer parte da persona.

Por exemplo, se um grande número de pessoas responderam que preferem o Instagram, já está um traço importante do perfil da sua persona. Manter as respostas organizadas é importante.

# 4 Estruturação da persona

Depois de seguir cada um desses passos, a sua persona já ganhou vida, ela tem um nome, um rosto e um perfil muito bem estruturado, que contém as características e comportamentos que chamaram a atenção como relevantes. Desenvolva um texto bem descritivo sobre a persona que está sendo criada, e veja ela como um ser humano, porque no fim ela vai interagir e comprar da marca.

Agora que você já sabe o que são as personas e como criá-las, chegou a hora de pôr o planejamento em prática e a mão na massa.

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Por Gabrielle Aguiar


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