
O que é melhor para sua empresa: parceria ou patrocínio?
Data de publicação: 09/02/2021
Independentemente se a sua empresa é pequena ou grande, quando ela lançar um evento, um canal de comunicação, uma ferramenta digital ou até mesmo uma atração cultural, esse projeto vai precisar de ajuda para ser realizado.
E é aí que entram os patrocinadores ou parceiros, pode parecer a mesma coisa, a gente sabe, mas eles têm suas diferenças e cada um representa um tipo de ajuda, então é fundamental ter noção disso. Para ajudar a sua empresa a saber a diferença e as vantagens de cada uma na hora de saber escolher qual a melhor, esse texto vai te contar certinho sobre elas!
Como conseguir e o que é patrocínio?
O patrocinador é aquele responsável que vai tornar viável um projeto, seja qual for. Essa pessoa pode ser uma empresa, entidade ou organização, que vai acreditar na ideia e financiá-la, em troca de alguns benefícios.
Para o patrocínio acontecer, o patrocinador precisa ver que ele terá algum retorno, geralmente através de publicidade e marketing, pela utilização da imagem e do nome de quem patrocinou.
Para conseguir a atenção de quem você busca patrocínio, é importante em primeiro momento comparar os objetivos do seu projeto com os de seus possíveis patrocinadores. Faça pesquisas de empresas que tenham afinidade pelo tema que vai ser abordado. A partir disso, crie uma proposta de patrocínio, mostre seu público-alvo, os motivos que eles devem investir no seu projeto.
Como conseguir e o que é parceria?
Na parceria, é normal que cada uma das partes dê alguma coisa em troca. Normalmente, o parceiro se conecta com você por acreditar na sua ideia e valores. Se formos pensar em eventos, o parceiro colocaria a sua força de trabalho para ajudar na organização e logística, e a moeda de troca é a divulgação da marca, basicamente a mesma coisa que patrocínio.
As parcerias em eventos costumam oferecer brindes, produtos ou serviços específicos, em troca de divulgação. Resumindo, a parceria nada mais é do que juntar forças, cada um dá um pouco e no fim todos ganham.
Para conseguir uma parceria, é preciso primeiramente pensar como essa empresa ou marca pode auxiliar no seu projeto ou negócio e ajudar a crescer, e como essa relação de troca deve ser estabelecida. Com isso em mente, conquistar uma parceria é basicamente a mesma coisa que um patrocinador. A diferença entre os dois é que, na parceria, há um sistema de troca mais equilibrado.
Agora que você sabe sobre cada uma e qual pode ser melhor para sua empresa, está na hora de tirar suas ideias do papel e colocar em prática.
Quer saber mais sobre a Conq? Entre em contato com a gente e invista na qualidade do seu trabalho!