Jornada do Cliente: o que é e quais são as etapas?

Data de publicação: 12/05/2021

A jornada do cliente é simplesmente o caminho que ele percorre desde o primeiro contato que o consumidor teve com a sua empresa até a finalização da compra. Mapear o processo da Jornada do Cliente é fundamental para gerar uma experiência incrível. A jornada é bem abrangente, entra a relação que o possível comprador com o atendimento, as visitas ao site, inclusive o pós-venda.

É importante que a experiência do cliente nessa jornada seja positiva, assim ele cria um relacionamento com a marca, se tornando um cliente advogado. Com ela definida, é muito mais fácil entender quais as melhores estratégias usar em cada momento, assim a empresa tem clareza em que parte está o cliente e encaminhar ele para as próximas etapas.

Conheça as 4 principais etapas da jornada do cliente

Para garantir o sucesso nas vendas e oferecer uma experiência e atendimento excelente para os clientes, é preciso seguir as próximas 4 etapas:

1 - Aprendizado e descoberta

Aqui é o momento em que o cliente ainda vai descobrir a empresa, ou seja, ele ainda precisa conhecer seus produtos e a marca. Mas é importante frisar que não pode abordar diretamente o consumidor, é ele quem precisa encontrar a empresa e se interessar. Para aumentar esse interesse, é possível disponibilizar alguns conteúdos nos canais de comunicação, principalmente ebooks, chamando a atenção do cliente e pedindo o contato para cadastro.

2 - Reconhecimento do problema

O cliente já sabe qual o seu problema e está em busca de soluções. Então o papel é de educar através de conteúdos que sejam relevantes para o cliente, com a intenção de que ele entenda que a sua empresa é a que oferece a melhor solução para ele, mas sem falar de venda.

3 - Consideração da solução

Essa terceira etapa tem o papel de amadurecer a ideia de que o consumidor realmente precisa do seu produto ou serviço para solucionar o problema dele. Pode começar a usar estratégias mais incisivas e mostrar que é possível sim, ajudá-lo. Agora é hora de criar um senso de urgência no cliente para que ele tenha necessidade de resolver seu problema rapidamente e compre sua solução. É possível oferecer webinars ou tutoriais sobre como seu produto pode ajudá-lo.

4 - Decisão de compra

Na última etapa da jornada do cliente, ele vai decidir o que é melhor para ele. Ou seja, está mais propenso a fechar a compra. Então, deixe bem claro as vantagens que seu produto oferece e qual o diferencial dele em relação aos concorrentes, você pode fazer isso mostrando depoimentos e cases de antigos clientes. Só cuidado para não ficar mandando muitas mensagens.

Agora que você já sabe sobre a jornada de compra e suas etapas, chegou a hora de implementar isso na sua empresa.

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Por Gabrielle Aguiar


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