
Inbound Marketing: o que é e como fazer
Data de publicação: 08/04/2021
No inbound marketing, ser visto é secundário, a prioridade aqui é ser encontrado. Não se trata apenas de realizar ações para o público em geral, mas sim atrair e conquistar o seu público-alvo - apenas as pessoas que realmente tenham interesse nos serviços que a empresa está oferecendo -, de uma forma ativa.
Dessa forma, todo o material produzido precisa ser alinhado com os interesses desse público-alvo, para em consequência, seja possível converter leads e fechar negócios. O inbound marketing é o melhor caminho para atrair seus clientes e aumentar a visibilidade do seu negócio.
Metodologia do Inbound
A estratégia de inbound marketing conta com a combinação de criação de conteúdos interessantes para o seu público com a automação do marketing. Essa metodologia está baseada em quatro ações principais.
Atrair -> Converter -> Fechar -> Encantar
Essas etapas são todas feitas por meio de ações e técnicas integradas, que são monitoradas por uma ferramenta. Dessa forma, é possível mensurar e analisar os resultados colhidos, para constantemente aprimorar essas táticas. Vem conhecer cada uma das etapas.
1. Atrair
Aqui a intenção é que os conteúdos nos lugares certos possam fazer de um desconhecido um visitante. É um mito que a fase da atração trata apenas da fase de “consciência” da jornada, ou que ela cuida apenas do topo do funil de vendas, o seu cliente em potencial pode chegar até você em qualquer ponta da jornada. Nessa etapa é bastante usado blogs, palavras-chave e mídias sociais.
2. Converter
O objetivo dessa etapa é que os visitantes se tornem leads. A conversão serve para estabelecer um canal confiável no qual a conversa possa continuar. As ferramentas da conversão ajudam a qualificar o público e aprender informações específicas de cada pessoa. As ações dessa etapa costumam ser formulários, CTA e landing pages.
3. Fechar
Aqui vamos transformar leads em clientes, e isso é feito através de emails, signals e workflows. Os e-mails personalizados e ligações na etapa certa da jornada, evitam que o time de vendas perca tempo e desperdice um lead que ainda não está pronto.
4. Encantar
O funil de vendas não termina com a compra, então depois da aquisição é preciso encantar os clientes para que eles continuem comprando de você e compartilhem com as pessoas. Essa etapa utiliza muito de eventos, conteúdos personalizados e dinâmicos.
Funil de vendas no Inbound Marketing
O funil de vendas é muito importante para se entender, justamente para que a abordagem aconteça no momento certo. Dessa forma, o funil de vendas precisa ser visto como uma representação da jornada das pessoas na hora de comprarem algo. Vamos te explicar cada uma delas.
-
Topo de funil
Nessa etapa, a pessoa não sabe se realmente quer comprar algo, só que ela entende que precisa resolver um problema e está fazendo pesquisas. Esse é considerado o estágio de aprendizado, porque a pessoa vai descobrir mais sobre seus problemas através de pesquisas.
Ou seja, quanto mais completo seu conteúdo for, mais chances de atrair um possível cliente. Então é recomendado criar postagens para blogs com escaneabilidade e linguagem direta, você pode incluir infográficos, vídeos e fazer publicações em redes sociais mais informativas.
-
Meio de funil
Essa é conhecida como a fase de consideração, então o problema já foi compreendido e agora a pessoa está pensando na melhor forma de resolvê-lo. Então chegou a hora de fazer materiais mais ricos. Oferecer e-books, videoaulas e webinar através de landing pages é uma maneira muito boa para capturar esses contatos.
-
Fundo de funil
Aqui é a hora da decisão. Mas se a sua última etapa não for eficiente, não importa os ótimos conteúdos criados até aqui, a concorrência ainda pode levar seu cliente. Então, invista em materiais que mostrem as vantagens do seu produto com provas sociais (traga pessoas que já usaram e cases de sucesso) ou até mesmo usando gatilhos mentais de urgência e escassez. É o momento para apostar na persuasão, mostrando ao lead que o seu serviço é único e incomparável.
Agora que você sabe o que é o Inbound Marketing, sua metodologia e como funciona o funil de vendas, que tal investir na sua empresa?
Quer saber mais sobre a Conq? Entre em contato com a gente e invista na qualidade do seu trabalho!
Por Gabrielle Aguiar