Healthtechs: Inovação e tecnologia no combate a Covid-19

Data de publicação: 13/08/2020

Healthtech é um conceito bastante amplo, se trata de toda empresa que entrega uma solução tecnológica para a área da saúde. Portanto, existe uma grande variedade de empresas que se enquadram como healthtech. Essas empresas têm ajudando no combate ao Coronavírus por meio da inovação e da tecnologia.

No dia 11/08, fizemos uma live em nosso Insta sobre o papel das healthtechs para amenizar a crise da pandemia atual, com o Leon Kinkle | CEO da Salus. A startup nasceu em 2016 em Bauru para popularizar o acesso à saúde, viabilizando o agendamento de serviços médicos e consultas com valores bem mais acessíveis. Além disso, auxilia os profissionais da saúde oferecendo melhores possibilidades de retorno financeiro.

O Papel das healthtechs no combate ao Coronavírus

Leon ressaltou que muitas empresas, tanto públicas, quanto privadas, já estavam resolvendo problema na área da saúde mesmo antes da pandemia. Destaca que, os players que já estavam no mercado há mais tempo, são os que mais conseguiram criar soluções para amenizar os impactos da pandemia de COVID-19 devido ao know how no segmento da saúde.

Logo no início da pandemia de COVID-19, a Slaus passou a disponibilizar informações sobre a prevenção do contágio da doença e também uma triagem para o usuário identificar se a intensidade dos sintomas configurava a necessidade de ir ao médico presencialmente, pois caso não estivesse com o covid-19, poderia se contaminar ao se deslocar até o local de atendimento.

Pouco tempo depois, começaram a disponibilizar testes de covid-19 pelo aplicativo, com valores muito mais acessíveis. Outra forma de ajudar no combate ao coronavírus foi a possibilidade de agendamento de consultas online por meio do sistema Salus.

Qual o principal desafio das helthtechs?

O aspecto regulatório costuma ser bem rígido na área da saúde, pois muitas vezes a vida das pessoas podem ser colocadas em risco. Na maioria das vezes, a healthtech irá precisar trabalhar com base em um manual extenso de limitações, métodos e prazos que deverão ser respeitadas à risca.

Um exemplo disso é a vacina da Rússia que está sendo alvo de polêmica pelo fato de diversos profissionais considerarem que as etapas deste processo não foram seguidos de acordo com a orientação da OMS.

A Salus participou de um programa de aceleração, na qual, o ex-presidente da Anvisa explicou a importância dessas regulamentações para garantir que as pessoas não sejam prejudicadas futuramente. Porém, com os avanços tecnológicos e as mudanças na sociedade o cenário pode se tornar favorável à práticas que antes não eram viáveis. Portanto, a inovação precisa ter espaço neste segmento, mesmo com toda a cautela necessária.

Por exemplo, a telemedicina (atendimento médico à distância por meio de dispositivos digitais) era considerada inviável na maioria das situações, pois existiam muitas regras que complicavam muito o processo. Porém, com a pandemia da COVID-19, este mercado mudou ampliando as possibilidades para as consultas à distância. Durante nossa live, Leon ressaltou que esta é uma tendência que, provavelmente, irá permanecer mesmo após o final da pandemia.

Saiba mais sobre o papel das healthtechs no combate ao coronavírus, confira a live completa no nosso IGTV



;