Entenda o significado da sigla ESG

Data de publicação: 19/07/2021

Hoje em dia ser uma empresa de sucesso não se trata mais apenas de resultados. Ser um negócio reconhecido por cuidar do meio ambiente, promover impacto social e adotar uma nova conduta corporativa ética, é o novo objetivo e padrão do mundo dos negócios.

Por isso a sigla ESG em inglês é Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança, em português), vem se tornando a mais nova etapa do "capitalismo consciente". Ela pode ser usada para dizer o quanto um negócio vem buscando formas de minimizar seus impactos no meio ambiente ou construindo um mundo mais justo e responsável para as pessoas ao seu redor, enquanto mantém os melhores processos de administração.

Sem contar, que essa sigla também pode ser usada para investimentos com critérios de sustentabilidade. Ou seja, ao invés de analisar apenas índices financeiros, os investidores também observam fatores ambientais, sociais e de governança.

Mas afinal, de onde ela surgiu?

A sigla ESG surgiu pela primeira vez em um relatório com o título "Who Cares Wins" (Ganha quem se importa, em português), iniciativa liderada pela ONU. Na época, 20 instituições financeiras de 9 países diferentes, se reuniram a fim de desenvolverem diretrizes e recomendações sobre maneiras de incluir questões ambientais, sociais e de governança nas empresas.

O relatório publicado em 2005, concluiu que a incorporação desses fatores no mercado financeiro poderia gerar mercados mais sustentáveis e melhores resultados para a sociedade.

Quer saber mais sobre a Conq? Entre em contato com a gente e invista na qualidade do seu trabalho!

Por Gabrielle Aguiar

Informações retiradas do artigo publicado pela Nubank


;