Copywriting: como usar essa técnica e quais os principais erros

Data de publicação: 22/04/2021

O copywriting é a técnica e o campo de atuação no qual são produzidos conteúdos e materiais de marketing com o objetivo final de convencer o leitor a realizar uma ação. É o tipo de redação produzida com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a marca e persuadir uma pessoa ou um grupo, sendo uma técnica centenária.

Quais são as armas de persuasão do copywriting?

Como já foi apontado, a intenção do copywriting é persuadir sua persona. Então seu papel é mostrar ao leitor que algum produto ou serviço será benéfico para ele. E para isso, ele usa 6 armas de persuasão.

1. Reciprocidade

Aqui o objetivo é gerar valor e estimular que o outro retribua, entregando algo de valor para a persona, como ebooks, planilhas e afins. É muito importante tomar cuidado para que não haja uma quebra de expectativa e garantir que o presente seja útil para o possível cliente.

2. Compromisso e coerência

O princípio de compromisso e coerência é necessário para poder conquistar a confiança do leitor, já que ninguém gosta de mentira. Então, tome muito cuidado para não prometer o que você não vai conseguir cumprir.

3. Prova Social

Demonstrar que o serviço ou produto já foi validado, usando depoimentos, falas de especialistas, pesquisas de mercado e número de clientes, é muito importante para destacar a credibilidade.

4. Afeição

Para criar afeição com o seu leito, é preciso conhecer o público. Dessa forma, já sabe o tipo de linguagem e conteúdo que mais vai agradar a persona.

5. Autoridade

A intenção aqui é que seja transferida a autoridade de outros clientes para você ou sua empresa, para mostrar que seu negócio entende do assunto para solucionar a dor do cliente.

6. Escassez

Explorar o receio de perder algo ou alguma oportunidade. A empresa vai fazer o uso do medo de perder algo importante, da frustração, de ficar de fora.

Conheça os 7 erros que destroem um copywriting

Como nessa estratégia você quer convencer seu cliente de que a sua empresa tem a solução que ele precisa, é muito importante tomar cuidado com os principais erros que podem destruir seu copy.

Para começar temos comunicação com pouca clareza, parágrafos grandes e cometer erros gramaticais como a comunicação é um fator muito importante, seja coerente na maneira de falar e escrever, já que é isso que vai atrair o cliente.

Quando você duvida da inteligência da persona e mente nos dados sobre a sua solução é não só dois erros no copy, mas muito péssimo para garantir boa relação com os clientes atuais e futuros.

Da mesma forma, quando a sua empresa aplica muitos gatilhos mentais, isso pode afetar a clareza do conteúdo e até mesmo confundir o leitor, esse efeito também se aplica para quando o negócio exagera nos benefícios.

Mantendo muita atenção e cuidado, o copywriting é uma excelente estratégia para convencer as pessoas de que a sua empresa tem a melhor solução para ela. Aposte em comunicações confiáveis e transmita autoridade. Também não se esqueça de se comunicar com clareza e profundidade.

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Por Gabrielle Aguiar


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