
Copywriting: como usar essa técnica e quais os principais erros
Data de publicação: 22/04/2021
O copywriting é a técnica e o campo de atuação no qual são produzidos conteúdos e materiais de marketing com o objetivo final de convencer o leitor a realizar uma ação. É o tipo de redação produzida com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a marca e persuadir uma pessoa ou um grupo, sendo uma técnica centenária.
Quais são as armas de persuasão do copywriting?
Como já foi apontado, a intenção do copywriting é persuadir sua persona. Então seu papel é mostrar ao leitor que algum produto ou serviço será benéfico para ele. E para isso, ele usa 6 armas de persuasão.
1. Reciprocidade
Aqui o objetivo é gerar valor e estimular que o outro retribua, entregando algo de valor para a persona, como ebooks, planilhas e afins. É muito importante tomar cuidado para que não haja uma quebra de expectativa e garantir que o presente seja útil para o possível cliente.
2. Compromisso e coerência
O princípio de compromisso e coerência é necessário para poder conquistar a confiança do leitor, já que ninguém gosta de mentira. Então, tome muito cuidado para não prometer o que você não vai conseguir cumprir.
3. Prova Social
Demonstrar que o serviço ou produto já foi validado, usando depoimentos, falas de especialistas, pesquisas de mercado e número de clientes, é muito importante para destacar a credibilidade.
4. Afeição
Para criar afeição com o seu leito, é preciso conhecer o público. Dessa forma, já sabe o tipo de linguagem e conteúdo que mais vai agradar a persona.
5. Autoridade
A intenção aqui é que seja transferida a autoridade de outros clientes para você ou sua empresa, para mostrar que seu negócio entende do assunto para solucionar a dor do cliente.
6. Escassez
Explorar o receio de perder algo ou alguma oportunidade. A empresa vai fazer o uso do medo de perder algo importante, da frustração, de ficar de fora.
Conheça os 7 erros que destroem um copywriting
Como nessa estratégia você quer convencer seu cliente de que a sua empresa tem a solução que ele precisa, é muito importante tomar cuidado com os principais erros que podem destruir seu copy.
Para começar temos comunicação com pouca clareza, parágrafos grandes e cometer erros gramaticais como a comunicação é um fator muito importante, seja coerente na maneira de falar e escrever, já que é isso que vai atrair o cliente.
Quando você duvida da inteligência da persona e mente nos dados sobre a sua solução é não só dois erros no copy, mas muito péssimo para garantir boa relação com os clientes atuais e futuros.
Da mesma forma, quando a sua empresa aplica muitos gatilhos mentais, isso pode afetar a clareza do conteúdo e até mesmo confundir o leitor, esse efeito também se aplica para quando o negócio exagera nos benefícios.
Mantendo muita atenção e cuidado, o copywriting é uma excelente estratégia para convencer as pessoas de que a sua empresa tem a melhor solução para ela. Aposte em comunicações confiáveis e transmita autoridade. Também não se esqueça de se comunicar com clareza e profundidade.
Quer saber mais sobre a Conq? Entre em contato com a gente e invista na qualidade do seu trabalho!
Por Gabrielle Aguiar