
Construtech bauruense recebeu prêmio destaque no Inovativa Experience
Data de publicação: 27/08/2020
No dia 18/08/20 batemos um papo com o Adolfo Ribeiro, sócio fundador do Obrafit para conhecer a história dessa startup bauruense e como foi a sua experiência após ganhar o prêmio destaque em um dos programas de aceleração mais conceituados do Brasil, o Inovativa Experience.
O que são construtechs?
Construtechs são startups que levam soluções ligadas às tecnologias para o segmento de construção civil.
Qual a importância das construtechs para o desenvolvimento do setor de construção civil?
O desafio dessas empresas é inovar e trazer soluções eficientes para o segmento por meio das tecnologias.
O que não faltam são problemas a serem resolvidos dentro desse setor, quem nunca foi impactado pelo atraso de obras que atire a primeira pedra.
Startup bauruense ganhou prêmio destaque em programa de aceleração do Inovativa
O Obrafit nasceu em 2015, através das dores que o próprio fundador, Adolfo Ribeiro passou em seus mais de 20 anos de experiência trabalhando no setor de construção civil com micro e pequenos construtores:
1. A falta de um sistema simples para gerenciar as obras;
2. E os ruídos na hora do compartilhamento de informações com os proprietários.
Assim, em 2017, lançamos o nosso primeiro MVP (mínimo produto viável), a versão beta e em março de 2018 começamos a comercializar o produto.
“No começo você nunca é aprovado, não dá certo... Mas estamos sempre nos matriculando nesses programas de aceleração até que um dia foi! E a surpresa de sermos selecionados!? A emoção foi ímpar! Não estávamos esperando nem ter chegado à final e ainda nos surpreendemos com o premiação, na realidade reconhecemos os frutos do nosso trabalho duro. ” Conta Adolfo.
Grandes aprendizados
“Quando recebemos a mentoria de marketing, conseguimos perceber quase que de imediato como a nossa relação com a agência de publicidade que temos parceria melhorou, a comunicação passou a ser mais assertiva.” Expressa Adolfo.
As grandes empresas costumam ter um departamento inteiro voltado para o marketing, porém quando se é uma startup dificilmente isso acontece. Por isso, ter skills dentro dessa área pode potencializar os seus resultados. É importantíssimo definir o perfil de cliente ideal e planejar suas estratégias de relacionamento com os seus potenciais clientes, os chamados - leads.
“O tipo de venda chamado SAAS é diferente, não é uma venda pontual. é uma venda constante você tem que tá sempre cativando seus assinantes. Marketing digital e desenvolvimento de software são assuntos que não acabam nunca, estão sempre evoluindo. ” Reforça Adolfo.
Quais os próximos passos da startup?
“Hoje a nossa plataforma e app estão entre o MVP e o produto final, portanto temos focado no desenvolvimento, melhoramento do app e da parte de marketing.” Explica Adolfo.
Durante a pandemia a empresa cresceu de 30 a 40% e grande empresas como a Ambev se tornaram clientes da mesma.
“O momento que estamos agora é de crescimento, estamos chegando perto de 100 assinantes e a maioria está conosco desde que lançamos o sistema.” Diz Adolfo.