Como criar uma startup através de um negócio tradicional

Data de publicação: 23/11/2020

Atualmente, vemos um grande movimento sendo feito entre as empresas tradicionais ao se aproximarem das famosas startups. Antes demais nada, precisamos compreender o que significa essa palavra que está tão em alta no mundo do empreendedorismo, segundo Eric Ries, autor do livro Lean Startup o conceito amplamente difundido sobre que o é uma startup é:

"Uma startup é uma instituição humana criada para entregar um novo produto ou serviço sob condições de extrema incerteza."

Outros referências do ramo trazem essa definição:

"Organização temporária criada para buscar um modelo de negócio repetível e escalável" - Steve Blank.

Outro termo que vem sendo bastante utilizado é o de inovação que permeia os caminhos de qualquer empresa de sucesso! Sobre esse conceito é importante se atentar que uma empresa considerada inovadora, geralmente as mais lembradas são as que inventa uma “nova roda” ou um “facebook” da vida, mas não é bem assim. Na realidade existem tipos e graus de inovação, sendo os tipos relacionados ao produto, serviço, processos, organização, modelo de negócios, logística e/ou marketing. Já os graus de inovação são:

-Incremental: melhoramento de algo que já existe, sendo uma mudança incrementada.

-Disruptiva ou radical: é quando está relacionado a uma grande mudança em hábitos sociais ou econômicos, por exemplo.

Assim, quando você melhora algum desses aspectos como por exemplo seu site que teve dois botões trocados de lugar, pois os clientes tinham dificuldade em acessá-los e agora não mais, você tem uma inovação incremental.

Fizemos uma live com a Luana Frade, que tem 35 anos e empreende no mundo da beleza há mais de 10 anos e antes disso foi bancária no HSBC, e que enxergou uma oportunidade de empreender como startup a partir do seu salão de beleza.

A oportunidade que Luana encontrou foi oferecer mais praticidade e aumentar a recorrência dos seus clientes, para isso, ela estudou o perfil de cada cliente. No salão eles já se diferenciavam por não ter que ter hora marcada para os atendimentos como nos demais para realizar os serviços disponíveis, sendo pioneira nesse quesito em Bauru!

Assim, a Luana encontrou um ponto em comum entre seus clientes e desenvolveu um aplicativo que otimiza, acelera e traz muito mais praticidade para quem tá na correria do dia-a-dia se cuidar! Durante essa fase, Luana conta que a incubação do programa Startup SP do Sebrae a ajudou muito no desenvolvimento do projeto.

Qual foi o seu maior desafio na transição de um modelo de negócios tradicional para um de startup?


“Realmente o maior desafio foi a transição da parte de tecnologia, do digital. Porque eu não sou dessa parte de tecnologia, sendo a linguagem muito específica. Startamos tarde no mercado, pois tivemos problemas em desenvolver o app.” Diz Luana.

Quer saber mais sobre como criar uma startup através de um negócio tradicional? Acesse a live completa por aqui!



;